Cebolinha

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UNIDADES: 1

A cebolinha é uma erva perfumada, verde e que, quando adicionada à comida, dá a ela um sabor sutil e característico.

Assim como o alho, ela faz parte do gênero Allium, e por isso compartilha com ele muitas de suas propriedades, principalmente as que estão relacionadas a um composto chamado alicina.

Além disso ela é um alimento rico em nutrientes, como vitaminas, minerais e antioxidantes, e baixo em calorias.

Uma colher de sopa de cebolinha contém apenas 1 caloria, e zero gramas de gordura, proteína e carboidrato, mas fornece uma boa quantidade de vitaminas A e C.

Então, vamos conhecer um pouco mais sobre essa erva tão saborosa e comum no Brasil.

Benefícios da cebolinha

cebolinha sendo cortada

1. A cebolinha é rica em antioxidantes

Esses compostos ajudam na prevenção de doenças causadas pelos radicais livres, uma vez que evitam os danos às células, principalmente ao DNA, causados pelo estresse oxidativo.

Assim, pode-se dizer que o consumo regular de cebolinha ajuda a:

  • Regular o sistema imunológico, amenizando e mesmo prevenindo problemas inflamatórios e autoimunes;
  • Auxiliar na prevenção de alguns tipos de câncer, principalmente aqueles que se desenvolvem no sistema digestivo.

Ainda não foi descoberto o motivo exato pelo qual esses compostos atuam contra o câncer, mas há evidências de que eles inibem o crescimento do tumor.

Além disso, a cebolinha ajuda o corpo a produzir a glutationa, um agente que permite eliminar substâncias tóxicas do organismo, com potencial para desenvolver tumores.

Um estudo publicado pelo Jornal do Instituto Nacional do Câncer revelou que homens que ingerem vegetais da família Allium, como é o caso do alho, cebola e cebolinha, possuem menos riscos de desenvolver câncer de próstata.

Além disso, alguns estudos mostram que a quercetina e outros flavonoides encontrados nessa planta têm propriedades que ajudam a proteger contra outros tipos de câncer, como de mama, cólon, ovários, endométrio e pulmões.

2. Ajuda a prevenir infecções

A cebolinha é rica em alicina, um composto que, de acordo com esse estudo publicado no periódico Advances in therapy, ajuda a tratar e a prevenir a gripe.

Além disso a alicina tem grande influência no fortalecimento do sistema imunológico, de acordo com um outro estudo, publicado no Clinical nutrition.

3. Atua contra problemas digestivos

Alguns componentes encontrados na cebolinha podem aliviar desconfortos digestivos.

Além disso, o vegetal possui qualidades antibacterianas naturais que podem eliminar inúmeras bactérias, particularmente aquelas da família da salmonella, que podem causar infecções gastrointestinais.

4. Promove a saúde do coração

A alicina e a quercetina, presentes na cebolinha, ajudam a controlar o colesterol LDL, e assim a melhorar a saúde do coração. 

Este efeito foi demonstrado em alguns estudos, como este, publicado no Oxidative medicine and cellular longevity. Além disso, essa substância foi relacionada à redução da pressão arterial.

Além disso, o potássio presente nela desempenha um papel importante no controle da pressão arterial.

5. Promove a saúde ocular

Os carotenoides encontrados nas cebolinhas, como a luteína e a zeaxantina, são responsáveis por reduzir estresse oxidativo no sistema ocular e retardar o aparecimento de cataratas nos olhos.

Além disso, um estudo publicado no periódico Nutrients mostrou que eles também ajudam a prevenir a degeneração macular, mantendo a visão saudável na velhice.

6. Prevenção de defeitos congênitos

Outro nutriente essencial nas cebolinhas é o ácido fólico, que é de grande importância para grávidas que querem segurança no desenvolvimento saudável de seu bebê.

O ácido fólico previne defeitos do tubo neural nos recém-nascidos, sendo este um dos importantes benefícios do consumo da cebolinha.

cebolinha

Dicas e cuidados

  • A cebolinha pode ser usada em substituição de temperos ricos em sódio, e assim contribuir para o tratamento e a prevenção da hipertensão;
  • Acrescente a cebolinha às receitas apenas ao final do preparo, para manter os seus benefícios e propriedades nutritivas;
  • Além disso, é possível cultivá-las em pequenos vasos e em locais ensolarados;
  • E é sempre importante lembrar, todo exagero faz mal, e o consumo de cebolinha em grandes quantidades pode causar desconforto gástrico.

Tabela nutricional

Veja abaixo a tabela nutricional completa da cebolinha.

Componentes Valor por 100 g
Calorias 18 kcal
Carboidrato total 3,55 g
Proteína 1,66 g
Gorduras 0,29 g
Fibra alimentar 2,39 g
Colesterol 0
Gorduras saturadas 0,05 g
Gorduras monoinsaturadas 0,04 g
Gorduras poliinsaturadas 0,12 g
Gorduras trans 0
Cálcio 93,1 mg
Ferro 0,65 mg
Sódio 1,6 mg
Magnésio 22,9 mg
Fósforo 26,9 mg
Potássio 206 mg
Zinco 0,27 mg
Cobre 0,04 mg
Selênio 0,1 mcg
Vitamina A (RE) 206 mcg
Vitamina A (RAE) 103 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E) 0,87 mg
Tiamina 0,03 mg
Riboflavina 0,04 mg
Vitamina B6 0,08
Vitamina C 31,8 mg
Equivalente de folato 39 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (TBCA)

Imagens Ilustrativas

 

Fonte: tuasaude.com

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