Maracujá

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PESO: 500G

UNIDADES: 3 à 5

BENEFICIOS

O maracujá apresenta benefícios que ajudam no tratamento de diversas doenças, como ansiedade, depressão ou hiperatividade, e no tratamento de problemas de sono, nervosismo, agitação, pressão alta ou inquietação, por exemplo. Este pode ser usado na formulação de remédios caseiros, chás ou tinturas, e podem ser usadas as folhas, flores ou o fruto do maracujá.

Além disso, também pode ser usado para emagrecer e no combate ao envelhecimento, pois está repleto de antioxidantes como as vitaminas A e C, e apresenta propriedades diuréticas.

O maracujá é o fruto da planta medicinal cientificamente conhecida como Passiflora, uma trepadeira que é popularmente conhecida como flor da paixão.

Maracujá: benefícios, informação nutricional e receitas

Para que serve o maracujá

O maracujá pode ser usado como remédio natural, para ajudar no tratamento de diversos problemas, como:

  1. Ansiedade e depressão: ajuda a reduzir a ansiedade e agitação, ajudando a acalmar já que é composto por substâncias que atuam diretamente no sistema nervoso, promovendo o relaxamento;
  2. Insônia: tem um efeito no organismo que induz a sonolência e tem propriedades relaxantes e calmantes que ajudam a adormecer;
  3. Nervosismo, agitação, inquietação e hiperatividade em crianças: tem uma ação sedativa e calmante, que ajudam a relaxar e a acalmar;
  4. Mal de Parkinson: ajuda a reduzir os tremores associados à doença, pois possui propriedades que acalmam o organismo;
  5. Dores menstruais: ajuda a aliviar a dor e diminui as contrações no útero;
  6. Dor de cabeça causada por rigidez muscular, tensão nervosa e dores musculares: ajuda a aliviar a dor e a relaxar o corpo e os músculos;
  7. Pressão alta causada pelo estresse: ajudar a baixar a pressão sanguínea.

Além disso, alguns estudos indicaram que a casca do maracujá diminui os picos de insulina, promovendo a prevenção e o controle da diabetes, por exemplo. Além disso, ajuda a regular os níveis de glicose e colesterol no sangue, além de favorecer o bom funcionamento do intestino, já que é rico em fibras.

A maior quantidade de propriedades calmantes encontram-se na folha da Passiflora, no entanto o seu consumo puro não é recomendado devido ao seu potencial tóxico, sendo recomendada que seja utilizada para fazer chás ou infusões, por exemplo.

Propriedades do maracujá

O maracujá apresenta ação sedativa e calmante, analgésica, refrescante, que reduz a pressão sanguínea, tônica para o coração, relaxante para os vasos sanguíneos, que diminui os espasmos, antioxidante e propriedades diuréticas.

Maracujá: benefícios, informação nutricional e receitas

Modo de uso do maracujá

O maracujá pode ser usado na forma de chá ou infusão usando folhas secas, frescas ou trituradas, flores ou fruto da planta, ou pode ser usado na forma de tintura, extrato fluido ou em cápsulas. Além disso, o fruto da planta pode ser usado para fazer sucos naturais, compotas ou doces.

Chá de Maracujá

O chá de maracujá ou infusão é umas das opções que pode ser preparado com folhas secas, frescas ou trituradas da planta, e pode ser usado para o tratamento da insônia, dores menstruais, dores de cabeça causadas por tensão ou para tratar a hiperatividade em crianças.

  • Ingredientes: 1 colher de chá de folha secas ou trituradas de maracujá ou 2 colheres de chá de folhas frescas;
  • Modo de preparo: numa xícara de chá colocar as folhas secas, trituradas ou frescas do maracujá e adicionar 175 ml de água fervente. Tapar, deixar repousar durante 10 minutos e coar antes de beber.

Para o tratamento da insônia este chá deve ser bebido 1 vez vez por dia, à noite, e para aliviar as dores de cabeça e menstruais deve ser bebido 3 vezes por dia. Para o tratamento da hiperatividade em crianças as doses devem ser reduzidas e indicadas pelo pediatra. 

Mousse de Maracujá

O mousse de maracujá também é uma ótima forma de consumir o fruto e usufruir de alguns de seus benefícios, além de ser uma boa opção de sobremesa.

Ingredientes

  • 1 envelope de gelatina em pó sem açúcar;
  • 1/2 xícara de suco de maracujá;
  • 1/2 maracujá;
  • 2 xícaras de iogurte natural.

Modo de preparo

Em uma panela, misture a gelatina no suco e depois leve ao fogo médio, mexendo constantemente até que a gelatina dissolva completamente. Depois, tire do fogo, adicione o iogurte e misture bem. Em seguida, coloque a mistura em uma travessa e deixe na geladeira por mais ou menos 30 minutos. Depois, é só colocar a polpa do maracujá e servir.

Tintura de Maracujá

A tintura de maracujá pode ser comprada em farmácias de manipulação, mercado ou lojas de produtos naturais, e pode ser usada para tratar a tensão nervosa, pressão alta e na redução da intensidade das crises da síndrome de Ménière. Esta tintura deve ser tomada 3 vezes por dia, sendo recomendada a ingestão de 2 a 4 ml de tintura, o equivalente a 40 - 80 gotas, segundo orientação médico ou fitoterapeuta.

Extrato fluido de Maracujá

O extrato fluido de maracujá pode ser comprado no mercado, farmácias de manipulação ou lojas de produtos naturais, para o alivio da dor de dentes e para tratar o herpes. Este extrato deve ser tomado 3 vezes por dia, junto com um pouco de água, sendo recomendado tomar 2 ml, equivalente a 40 gotas, segundo orientação médico ou fitoterapeuta.

Cápsulas de Maracujá

As cápsulas de maracujá podem ser compradas em farmácias, farmácias de manipulação ou lojas de produtos naturais, para o alivio da ansiedade, tensão e dores de cabeça, sendo recomendado tomar 1 a 2 cápsulas de 200 mg, de manhã e à noite, segundo orientação médico ou fitoterapeuta.

Maracujá: benefícios, informação nutricional e receitas

Efeitos colaterais e contraindicações

Devido à sua ação no sistema nervoso e propriedade calmante, o efeito colateral mais comum do maracujá é a sonolência, principalmente se for ingerido em excesso.

Como o maracujá pode baixar a pressão arterial, o consumo desse fruto é contraindicado para pessoas com pressão baixa, a não ser que seja liberado pelo médico, sendo consumido conforme suas orientações.

Informação nutricional do maracujá

O Maracujá, apresenta as seguintes informações nutricionais:

Componentes Quantidade por 100 g de maracujá
Energia 68 kcal
Lípidos 2,1 g
Proteínas 2,0 g
Carboidratos 12,3 g
Fibras 1,1 g
Vitamina A 229 UI
Vitamina C 19,8 mg
Betacaroteno 134 mcg
Potássio 338 mg
Vitamina B2 0,02 mcg

 

Imagens Ilustrativas

 

Fonte: tuasaude.com

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